Na sequência da sessão de divulgação do Aviso 01/SAICT/2021 -  Projetos de Prova de Conceito, realizada dia 19 de julho, disponibilizamos aqui as apresentações efetuadas na sessão:

Sessão Informativa - Projetos de Provas de Conceito (PdC) - ANI

Sessão Informativa  - Projetos de Provas de Conceito - Subcritério B1 - Impacto Estratégico

Recordamos que se trata de uma Aviso que visa apoiar Projetos de Provas de Conceito, cujas candidaturas compreendam atividades de desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico previamente gerado no âmbito de projetos de I&D, através de atividades complementares de investigação básica e aplicada, estritamente necessárias à realização da PdC; Desenvolvimento de protótipos à escala laboratorial, para integração, teste e validação das propostas de utilização/valorização dos resultados prévios das atividades de I&D, assim como de pré-séries semi-industriais;     Disseminação e demonstração dos resultados do projeto; Desenvolvimento da estratégia de proteção e exploração da PI associada ao projeto, conduzindo ao registo de pedido de patente; Avaliação do potencial de mercado e desenvolvimento de um plano de negócios (versão preliminar), o qual deve incluir uma estratégia de financiamento associada à exploração dos resultados, se aplicável e Realização de estudos sobre implicações regulamentares ou de certificação associadas à exploração/utilização dos resultados do projeto.

As candidaturas podem assumir a modalidade de projetos individuais ou de projetos em copromoção e são entidades beneficiárias do presente AAC as entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente, Instituições de Ensino Superior, seus Institutos e unidades de I&D, Laboratórios do Estado ou internacionais com sede e atividade efetiva em Portugal, Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D e Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica, bem como as empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos liderados por entidades não empresariais do sistema de I&I, no âmbito de uma “colaboração efetiva”.

A dotação FEDER do  Aviso é de 2.000.000 euros, sendo de 600.000€ para Territórios do Interior e 1.400.000€ para Outros Territórios e a taxa máxima de financiamento FEDER das despesas elegíveis é de 85%, sendo que o apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável.

O prazo para submissão de candidaturas terminará a 24 de setembro de 2021, pelas 18h59m59s, podendo a Autoridade de Gestão cancelar a receção de candidaturas no momento em que o incentivo solicitado ultrapasse 150% da dotação deste AAC, através de comunicação prévia a publicar com uma antecedência mínima de 1 dia útil em relação à data estabelecida para o cancelamento.

Já está online o novo Boletim Europa, com as novas candidaturas ao Europa Criativa, Interreg Sudoe, entre outros. Mais informações sobre estas e outras candidaturas aos Programas, Subvenções e Iniciativas com gestão direta da Comissão Europeia, aqui:
http://www.centro.portugal2020.pt/index.php/boletim-gap.

Consulte a nova edição do Boletim Europa, no âmbito das Subvenções, Iniciativas e Programas Comunitários, geridos diretamente pela Comissão Europeia.

O Boletim está disponível aqui:http://www.centro.portugal2020.pt/index.php/boletim-gap

Foram disponibilizados guias de apoio ao registo de execução física e ao registo de pedidos de pagamento (reembolso e saldo) para utilização dos beneficiários durante a fase de execução das operações.

Estes e os restantes documentos podem ser consultados em http://centro.portugal2020.pt/index.php/guias-e-manuais/co3so.

Foi prorrogado o prazo para apresentação de candidaturas Programa de Apoio à Produção Nacional- Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, até ao dia 15 de abril 2021 (19 horas).

Este concurso destina-se a apoiar diretamente investimento empresarial produtivo, com o objetivo de estimular a produção nacional, com enfoque no setor industrial e no sector do turismo e a redução da dependência do nosso país face ao exterior.

São exemplo de despesas elegíveis o investimento em máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam alterar os processos produtivos das empresas. Será também um importante apoio à transição digital e energética, à introdução de processos de produção ambientalmente mais amigáveis servindo, simultaneamente, de estímulo à produção nacional. Garantirá igualmente a melhoria da produtividade das empresas em contexto de novos modelos de negócios e apoiará a expansão e modernização da produção em projetos de base local.

São beneficiárias as micro e pequenas empresas, que assumam o compromisso da não redução de postos de trabalho.

Serão apoiados projetos com investimento elegível máximo até 235 mil euros, revestindo estes apoios a natureza não reembolsável, a uma taxa de incentivo máxima de 60% para projetos situados nos territórios do Interior e de 50% para outros territórios.

Por uma questão de prudência os promotores devem evitar a submissão de candidaturas no último ou nos últimos dias do prazo. A submissão tardia de candidaturas poderá impossibilitar a resolução de eventuais constrangimentos decorrentes do processo de validação/submissão.

Consulte a nova edição do Boletim Europa, na qual se divulgam as novas candidaturas do Horizonte Europa: Pathfinder Open, Accelerator e Accelerator Challenge do Conselho Europeu de Investigação, entre outras.

O Boletim está disponível aqui: http://www.centro.portugal2020.pt/index.php/boletim-gap.

"A UE em 2020" é o Relatório Geral sobre a Atividade da União Europeia,  publicado hoje pela Comissão Europeia.
 

Consulte aqui o relatório

Consulte aqui as Perguntas Frequentes do  Programa de Apoio à Produção Nacional

Perguntas Frequentes
Lista da Classificação das Actividades Económicas (CAE)

Consulte aqui o boletim informativo de candidaturas abertas, no âmbito do Portugal 2020, para a Região Centro:
http://www.centro.portugal2020.pt/index.php/boletim-gap