Realiza-se esta sexta-feira, 12 de julho, uma sessão de apresentação dos Programas Doutorais financiados no âmbito dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020. A sessão terá lugar na Universidade da Beira Interior (Auditório 8.1, Pólo 1), a partir das 10h30, com a presença do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.

Consulte o programa e inscreva-se enviando um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até dia 11 de julho, às 13h00.

 

Sessão Programas Doutorais

Universidade da Beira Interior, Covilhã

Anfiteatro 8.1, Pólo 1

10h30

Abertura

António Fidalgo, Reitor da Universidade da Beira Interior

Nelson de Souza, Ministro do Planeamento

Painel

João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Maria do Céu Albuquerque, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Representante do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas

Representante da Frulact

Representante da LabFit

 

12h15

Visita às empresas LabFit e Frulact

A região Centro foi, pela primeira vez, classificada como região fortemente inovadora. Esta é uma das conclusões da 9.ª edição do Regional Innovation Scoreboard, um painel de avaliação da inovação regional, elaborado pela Comissão Europeia e disponível em: https://ec.europa.eu/growth/industry/innovation/facts-figures/regional_en

O Regional Innovation Scoreboard compara o desempenho dos sistemas de inovação em 238 regiões europeias de 23 estados-membros da União Europeia, bem como da Noruega, da Sérvia e da Suíça, classificando-as em quatro grupos: líderes da inovação regional (“innovation leader”), fortes inovadores regionais (“strong innovation”), inovadores moderados (“moderate innovator”) e inovadores modestos (“modest innovator”).

A região Centro foi classificada como forte inovadora regional, classificação melhor do que a do País (que se manteve como inovador moderado). Das 73 regiões europeias fortemente inovadoras, o Centro encontra-se na 68ª posição. No ranking das 238 regiões europeias, o Centro ocupa a 105ª posição, correspondendo o seu desempenho a 91,6% da média da União Europeia.

Resultados do Regional Innovation Scoreboard em Portugal

tabela Scoreboard 2019

Este estudo avalia o desempenho dos sistemas de inovação através de um indicador compósito que integra 17 indicadores agrupados em quatro categorias principais: condições-quadro (mede os principais impulsionadores do desempenho da inovação externos às empresas), investimentos (capta o investimento público e privado na investigação e na inovação), atividades de inovação (capta os esforços de inovação das empresas) e impactos (mede os efeitos das atividades de inovação das empresas).

 

mapa RIS 2019

É já no dia 27 de junho que se vai realizar na Altice Arena (Sala Tejo), em Lisboa, o evento “Mostra PT2020 – Fazemos Portugal”. Venha conhecer as oportunidades de financiamento que ainda existem no Portugal 2020. Fique a par dos resultados e das grandes prioridades para o futuro. Surpreenda-se com projetos e produtos de sucesso, apoiados por fundos da União Europeia e que fazem de Portugal um país mais competitivo, mais inclusivo e mais sustentável.

Consulte o programa e inscreva-se aqui.

O Programa Centro 2020 aprovou mais de 1378 milhões de euros de fundos da União Europeia repartidos por 6236 projetos! Já experimentou saber quantos foram aprovados no seu concelho?

O Concelho de Leiria (486) continua a ser o concelho da região centro com o maior número de projetos apoiados pelo Centro 2020.

O financiamento do Centro 2020 chega a 100 concelhos da região Centro. Consulte a lista de projetos aprovados pelo Programa Centro 2020 (dados a 31.05.2019), disponível no site do Centro 2020 http://centro.portugal2020.pt/index.php/projetos-aprovados - que lhe permite fazer uma pesquisa por concelho e por áreas de investimento.

projectos concelhos maio

A Escada de Peixes do Açude-Ponte Coimbra e ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro são os dois projetos, apoiados pelo Programa Centro 2020, candidatos aos Prémios RegioStars 2019.

Os Prémios Regiostars, promovidos pela Comissão Europeia,  têm como objetivo identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos originais e inovadores que sejam inspiradores para outras regiões.

Este ano, até ao dia 9 de julho, dia em que são anunciados os 25 finalistas de 2019, o público tem a possibilidade de conhecer e votar os 199 projetos a concurso.

Vamos votar nestes dois projetos com grande relevância económica e ambiental para região Centro:  

https://ec.europa.eu/regional_policy/en/regio-stars-awards/2019/categ2

Até 31 de dezembro de 2018 foram aprovados 5,1 mil milhões de euros de fundos europeus para aplicação na Região Centro, correspondendo a um volume de investimento elegível na região de 7,6 mil milhões de euros. A Região Centro absorveu 25,9% do total de fundos europeus aprovados no PORTUGAL 2020.

O Programa Operacional Competitividade e Internacionalização esteve em destaque com uma comparticipação financeira de 1,7 mil milhões de euros de fundos europeus aprovados, correspondendo a 32,7% do total da região. De seguida foram o Programa Operacional Regional, CENTRO 2020, (25,1%) e o Programa Operacional Capital Humano (17,9%) que receberam as maiores fatias de financiamento, sendo que, no seu conjunto, estes três programas operacionais foram responsáveis por 75,7% do total de fundos aprovados para financiar projetos na região.

O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional foi o fundo financiador de cerca de metade dos apoios aprovados para a região (50,7%), seguindo-se o Fundo Social Europeu (31,2%) e o Fundo de Coesão (10,8%).

Estas são algumas das conclusões que integram a quinta edição da publicação “PORTUGAL 2020 na Região Centro”, com referência a 31 de dezembro de 2018, documento que permite um conhecimento aprofundado sobre a aplicação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento na Região Centro. Para além de sintetizar as operações aprovadas com incidência na Região Centro nos diferentes programas operacionais que materializam o PORTUGAL 2020, também acompanha a implementação dos instrumentos territoriais na região e faculta uma visão do alinhamento dos projetos aprovados com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente para a Região Centro (RIS3 do Centro).

Peso do fundo europeu aprovado na Região Centro por Programa Operacional

(31 de dezembro de 2018)

 

Consulte aqui a publicação “PORTUGAL 2020 na Região Centro”

 

Hoje, 9 de maio, celebra-se o dia da Europa! 

Nem sempre reparamos, mas os apoios da União Europeia estão presentes no nosso dia a dia…nas escolas, nas universidades, nas estradas, nos centros de saúde, nos hospitais, nos parques, no património cultural, nas empresas!

A Europa está na nossa Região Centro!

 

A Europa vai à Escola é o mote para a comemoração do Dia da Europa, que se celebra amanhã, dia 9 de maio, na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra. Esta iniciativa, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e pelo Europe Direct Região de Coimbra, pretende sensibilizar os alunos para as questões da Europa e para a importância dos fundos comunitários na vida de cada cidadão.

Programa

15:00 – A Europa vai à Escola

Palestra com o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e com a Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa

Inauguração da Exposição #destavezeuvoto

17:30 – Espetáculo “É urgente não esquecer…”

18: 45 – Sensibilização sobre as Eleições Europeias 2019 - “Desta vez eu voto”

18: 55 – Encerramento com o Hino da Alegria

Ao longo do mês de maio, a campanha «A Europa na minha região» permitirá aos cidadãos descobrir projetos financiados pela União Europeia. Na região Centro, são vários os projetos financiados pelo Programa Centro 2020 que estão de portas abertas:

9 de maio - Coimbra - Dia aberto na Escola Quinta das Flores

16 de maio - Ovar- Dia aberto na Casa Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense

15h00 | Visita guiada à exposição “Uma Grade entre o dentro e o fora” de João Sousa Pinto

22h00 | Concerto | The Bookkeepers - Música no Museu

20 de maio- Porto de Mós- Dia aberto no Castelo de Porto de Mós- Visita Guiada às 15h

27 de maio- Torres Vedras- Dia aberto no Castro do Zambujal- Visita Guiada às 15h

28 de maio- Cadaval- Recriação histórica na Real Fábrica do Gelo - Visita Guiada às 15h

30 de maio- Batalha- Dia Aberto no Mosteiro da Batalha- Visita Guiada às 16h

30 de maio- Batalha- Dia aberto na Casa do Conhecimento e da Juventude- Visita Guiada às 15h

31 de maio- Ourém- Visita de Sensibilização ambiental na Praia Fluvial do Agroal

Participe!

Saiba mais em https://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/communication/euinmyregion/

No mês da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) é anfitriã de um Seminário sobre a temática “Os Municípios na Europa das Regiões”.  Este seminário terá lugar no dia 7 de maio, a partir das 14h30, no auditório da CCDRC e é dirigido aos autarcas da região, bem como às demais entidades públicas e privadas.

A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória, até dia 3 de maio, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

PROGRAMA
7 de maio, 14h30, auditório da CCDRC

14h30

José António Lopes, especialista em programas de cooperação/ferramentas de financiamento

O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS E A PROATIVIDADE DOS MUNICÍPIOS

15h00

Hans Schlappa, Programme Director, MSc Leadership and Management in Public Services/Hertfordshire Business School

CITIES SUFFERING FROM LONG TERM DECLINE

16h00

COFFEE-BREAK & NETWORKING

16h30

Andreas Hollstein, Presidente da Câmara de Altena (Alemanha); João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde; Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

MESA REDONDA COM TESTEMUNHOS/CASOS REAIS

18h00

Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC

CONCLUSÕES E ENCERRAMENTO